9 habilidades que toda pessoa de sucesso possui

Como atingir o sucesso? O que é preciso fazer, como é preciso agir, quais características é preciso reunir para que uma pessoa se torne referência na sua área de atuação, angariando a admiração dos colegas, respeito de concorrentes, a confiança dos clientes e prestígio na sua área? Não há respostas fáceis para essa pergunta: o percurso profissional de cada um tendem a ser diferentes e levar em conta uma série de variáveis. No entanto, existem algumas características que são imprescindíveis para todos que querem ser mais do que mais um no mundo dos negócios. Nesse artigo, reunimos aquilo que você precisa ter, aprender e cultivar para fazer a diferença e ser uma das pessoas de sucesso. Preparado? Então confira!

1) Objetividade

Sucesso pode parecer uma palavra simples, mas ela pode ter uma gama enorme de significados. Afinal, “ser bem sucedido” é um conceito diferente para pessoas e tempos diferentes. Por isso, é preciso que o profissional saiba, exatamente, onde ele quer chegar. Ser CEO de uma empresa? Um empreendedor de êxito? Funcionário referência? É preciso saber quais são os seus objetivos para planejar a rota que você irá traçar até eles. Além disso, quando mais alto o posto almejado, mais tempo e dedicação necessária: por isso se prepare para atingir suas metas em curto, longo e médio prazo.

2) Perseverança

Ninguém chega ao topo sem alguns tropeços, escorregões e mesmo quedas memoráveis. O erro e a falha são naturais em qualquer atividade mas não devem, nunca, serem vistas como o fim de uma trajetória. Os erros são oportunidades de aprendizagem e os fracassos devem ser utilizados como verdadeiras lições para o crescimento profissional e pessoal. Para que isso seja efetivo é preciso tem a consciência que perseverar não é insistir no mesmo erro, mas ser capaz de se levantar após ele com as condições de não cometê-lo novamente.

3) Criatividade

Poucas expressões são tão batidas como “pensar fora da caixa” mas esse clichê está absolutamente correto. Ter a capacidade de enxergar novas soluções e oportunidades, a curiosidade de procurar meios inovadores para fazer o trabalho bem feito e a habilidade de colocar novas ideias em prática é requisito mínimo para quem quer se destacar. Aqui, vale focar em praticidade: não adianta ter mil e uma ideias geniais se você não se esforça para tirá-las do papel. Lembre-se que inovar não é uma alternativa, é uma obrigação para quem quer se manter na corrida e não ser deixado para trás pela concorrência.

4) Motivação

A motivação é o combustível que irá manter um profissional em movimento rumo as suas metas. É o que diferencia o trabalhador que apenas cumpre suas obrigações daquele com vontade de vencer. No entanto, a motivação não vem de uma maneira mágica depois do café do manhã: é preciso ter em mente os objetivos que você listou nos primeiros itens, estar atuando em uma área que realmente te dá prazer e ter uma disciplina para conseguir manter a energia alta e o pensamento positivo mesmo em dias difíceis. Se motivar constantemente deve ser uma rotina diária.

5) Espírito de equipe

Não existe um profissional que se faça sozinho. Mesmo os self made men tiveram que atuar em conjunto, formando boas equipes de trabalho, se cercando de talento e diversidade e tiveram que cultivar a ideia de colaboração. Colaboração, aliás é um palavra-chave nos nossos tempos: atuar em conjunto significa absorver novos conhecimentos, compartilhar saberes e experiências de vida além de ajudar na criação de um network robusto e confiável.

6) Empatia

Saber se colocar no lugar do outro, entender os seus problemas, angústias e desejos. Poucas características são tão poderosas quanto a empatia. É com ela que você irá conseguir lidar melhor com a sua equipe de trabalho, entender o pensamento dos seus clientes e aumentar sua capacidade de ver o mundo e o mercado através da multiplicação de perspectivas. Sim, ter um olhar que vai além do nosso próprio umbigo é essencial para aprendermos mais e sermos mais efetivos na nossa capacidade de comunicação e convencimento.

7) Poder de persuasão

Já falamos da importância de trabalhar em equipe, de se colocar no lugar do outro. Mas também precisamos ser capazes de expor nossos interesses e visões de negócio de maneira clara e convincente. Ninguém irá de seguir porque você é o chefe e tem autoridade. Um profissional de sucesso deve ter a capacidade de convencimento baseado em credibilidade. É uma habilidade nata em algumas pessoas mas que pode ser cultivada por todos, através de muito estudo, capacidade de expor seus planos de maneira didática e a na construção de confiança. Também é importante ter em mente que persuadir é diferente de manipular: enquanto no primeiro caso o objetivo é o bem geral de uma empresa, o segundo é apenas uma maneira de criar conflitos, quebras de confiança e perda de prestígio.

8) Flexibilidade

Ser flexível significa estar apto a se sobressair em qualquer situação. Mudanças de hábitos, de áreas de atuação e mesmo de maneiras de trabalhar acontecem a todo tempo e de forma cada vez mais acelerada nesses tempos de internet. Por isso, quem almeja ser um vencedor deve saber se adaptar, se adiantar frente às mudanças e mesmo a habilidade de encarar e contornar crise. Aqui, o segredo é a prática: não se prenda a trabalhos com rotinas muito fixas, procure conhecer diferentes métodos de trabalho, invista na sua própria educação e não menospreze a opinião dos mais jovens ou dos seus subordinados.

9) Autoconhecimento

Para saber o que você pretende ser, primeiro tente responder a algumas perguntas: o que você é? Onde você está? Saber exatamente quais são os seus pontos fortes que devem lapidados, entender quais são as suas limitações e quais as habilidades que você precisa desenvolver são o ponto de partida para a melhoria constante. Fazer um exame das suas capacidades, características deve ser um exercício constante. Não se acomode com elogios, não se deixe enganar: você sempre irá precisar melhorar em algum ponto mesmo chegando ao topo.

Pessoas de sucesso devem reunir cada uma dessas características e você pode conseguir isso com muita dedicação, foco e disciplina. Não se acanhe em pedir ajuda: não é fácil reunir todas as aptidões de uma única vez e sempre será preciso melhor as suas capacidades.

Você colocaria mais alguma característica na nossa lista? Compartilhe conosco na nossa caixa de comentários!

Um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo