Ambev é líder em capacitação de funcionários: descubra o segredo

 

Como já dizia Mário Sérgio Cortella, “tecnologia hoje é commodity, o que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais em treinamento e montado estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constantes aos negócios”. Essa reflexão pra lá de atual evidencia o poder que o capital humano exerce sobre os resultados financeiros de uma empresa. O paradoxo reside no fato de que o Brasil é um país com uma das piores notas nos rankings mundiais de qualidade profissional.

O relatório internacional The Hays Global Skills Index, de 2013, cita que a história do desempenho educacional no nível secundário por aqui impacta na oferta de competências para os empregadores, não só hoje, mas continuará a exercer essa influência no futuro, caso nada seja feito. E se eles não vêm prontos, é necessário formá-los. Por isso, para montar times de alta performance dentro do ambiente empresarial, é preciso contar com uma cultura de capacitação e acúmulo de conhecimento, caminho inevitável às empresas que almejam alcançar o sucesso no longo prazo.

E é exatamente esse o pensamento da Ambev, indústria de bebidas que acumula títulos como o de empresa mais desejada pelos jovens da geração Y, uma das 35 melhores empresas para se iniciar a carreira e empresa que mais promoveu seus funcionários nos últimos anos. Quer aprender com quem sabe fazer? Então descubra a partir de agora como funciona a política de capacitação de funcionários da Ambev e o que está por trás dos resultados robustos acumulados pela empresa ao longo dos anos! Confira já:

Universidade Ambev: ambiente para crescimento

Proveniente da Universidade Brahma, a Universidade Ambev é a área responsável pelos treinamentos da companhia, alcançando todos os níveis hierárquicos (do operacional da fábrica aos altos executivos). Completando 21 anos em 2016, a UA já recebeu mais de 200 milhões de reais em investimentos desde a sua criação. Em 2014, o instituto alcançou a incrível marca de 22 mil pessoas treinadas no ano, aprimorando competências, transformando a cultura organizacional da companhia e gerando um ambiente fértil para o crescimento.

Segundo os diretores da área, o treinamento oferecido pelo setor traz resultados imediatos nos números da companhia, contribuindo para alavancar a produtividade de executivos e funcionários, reduzir o turnover e melhorar o nível de satisfação dos colaboradores dentro da empresa.

Parceria com Senai: capacitação em casa

Em julho de 2015, a Ambev e o Senai anunciaram uma parceria inédita para a capacitação dos funcionários da área industrial da empresa. A direção da líder nacional no setor de bebidas trabalhou diretamente na organização de um projeto customizado às necessidades da empresa nos setores de automação, elétrica e mecânica. O projeto, que recebeu investimentos de 3,1 milhões de reais, capacitou 1.500 funcionários apenas nos 6 primeiros meses de existência. E vem mais por aí! O objetivo é qualificar os colaboradores para que assumam novas funções técnicas e trilhem caminhos cada vez mais desafiadores. Talento se molda mesmo em casa!

Mentoring para trainees: base mais sólida

O programa de mentoring para os trainees foi estendido de 1 para 2 anos, o que garante que os profissionais cheguem aos postos de liderança com uma base ainda mais sólida do que no formato estabelecido anteriormente. O mais interessante nessa área é que o processo de condução dos jovens profissionais é feito pelos próprios profissionais mais experientes, que já atuam há mais tempo na empresa. Dessa forma, quem possui domínio técnico em algum setor pode participar de um programa que forma multiplicadores de conhecimento para ensinar grupos de colaboradores. Não é uma ótima iniciativa?

TV Ambev: canal aberto para formação

A criatividade da Ambev na capacitação de funcionários parece não ter limites. A empresa criou a TV Ambev como instrumento de formação profissional. O canal veicula videoaulas e programas relacionados à empresa, a fim de ampliar o engajamento dos funcionários, criar um senso de missão na cultura organizacional da empresa e melhorar a formação técnica de cada colaborador. É uma excelente ideia não só para a capacitação dos funcionários, como também como forma de endomarketing, não concorda?

Rotatividade e empoderamento: visão motivadora

Na Ambev, não é nada raro verificar casos de funcionários que passaram por 3 ou 4 áreas em apenas 1 ano. Trata-se de uma estratégia da empresa para dar mais experiência aos colaboradores, além de proporcionar uma visão mais global sobre o negócio da empresa. Limitar seu capital humano ao exercício diário e repetitivo de algumas poucas tarefas específicas não forma uma equipe vencedora. Para se ter uma ideia do que isso significa na prática, só no primeiro semestre de 2012, 2 mil profissionais foram promovidos à coordenação.

É preciso versatilidade e times multidisciplinares, além de enriquecimento do cargo com tarefas que estimulem a liderança e a autogestão. E isso a Ambev sabe fazer como poucos! Aí se tem a explicação a respeito da superioridade de seus resultados financeiros em relação aos dos concorrentes, mesmo em momentos de crise econômica. O segredo está, então, em fazer algo diferente do que sempre fez para obter resultados igualmente diferenciados!

A verdade é que, na era da conectividade, todos têm acesso a dados. O que diferencia as empresas vencedoras das estagnadas é sua capacidade de transformar esses dados em informações estratégicas, tirando proveito dos seus pontos fortes e minimizando suas fraquezas. Assim enxergarão promissoras oportunidades onde os rivais só verão escuridão. E nada disso é feito por máquinas, mas sim por pessoas, pelo seu time. Daí a necessidade cada vez mais latente de trabalhar o aumento da performance de executivos e funcionários por meio de programas de alta performance! Como bem disse Peter Drucker, “toda empresa precisa se tornar uma instituição que aprende, mas também precisa se tornar uma instituição de ensino”.

E sua empresa, como vem trabalhando a capacitação dos próprios funcionários hoje em dia? Deixe aqui seu comentário e nos conte um pouco sobre a sua experiência no assunto! Ou, melhor ainda, entre em contato conosco para conhecer mais sobre o programa High Performance Executive (HPE)!

 

topo