Aprenda como criar e gerenciar uma equipe líder

Um dos pontos de sucesso de uma organização é ter equipes capacitadas, cujos profissionais sejam líderes em seus segmentos de atuação e reconhecidos como os melhores. Essas equipes de alta performance, porém, dependem diretamente de um bom gerenciamento, uma liderança que deve ser seguida como exemplo. Mas como criar uma equipe líder? 

É preciso saber escolher os profissionais que farão parte do time e também terão uma postura de gestão diferenciada. Veja a seguir algumas dicas que ajudarão na formação e gerenciamento da equipe de alta performance.

Aprenda como criar uma equipe líder

1. Contrate pelo caráter e trabalhe as habilidades

As habilidades de um colaborador são importantes, mas elas podem ser desenvolvidas. Por outro lado, aspectos comportamentais dificilmente são modificados. Por isso, é muito melhor contratar pelo caráter do que pelas competências.

Além disso, o caráter é inerente à pessoa, tendo sido construído ao longo de seu desenvolvimento. Por isso, está relacionado a desejos e valores do profissional, conduzindo, inclusive, sua conduta no dia a dia. Agora, se o colaborador aliar caráter e competências é muito melhor!

Para identificar caráter e competências no processo seletivo, aplique testes psicológicos e profissionais. Contar com o feeling durante a entrevista também é importante, assim como analisar o currículo do candidato.

2. Busque colaboradores com um perfil colaborativo

O melhor trabalho é aquele que é elaborado em conjunto, passa por discussões, opiniões e sugestão de novas ideias. Por isso, buscar pessoas que tenham perfil colaborativo é fundamental.

A ideia, portanto, não é a competitividade, em que um atinge a meta antes do outro, mas sim uma parceria em que todos buscam um objetivo comum, inclusive o líder, que também deve aceitar críticas e sugestões.

Uma maneira de saber se o candidato a uma vaga de emprego tem perfil colaborativo é pedir para que ele descreva os ambientes de trabalho dos quais participou, identificando se a função foi exercida de maneira isolada ou se contou com a participação de outras pessoas.

3. Contrate pessoas que sejam resilientes

A resiliência é uma característica importantíssima em um profissional e será determinante para o sucesso ou o fracasso de uma equipe. 

Mas o que é ser resiliente? Basicamente, é saber se adequar a qualquer situação, por mais desafiadora que ela seja, encontrando soluções inovadoras e adotando uma postura positiva. Assim, em vez de dizer logo de cara que não dá para fazer, o profissional resiliente tenta encontrar uma solução para o problema.

A melhor forma de identificar a resiliência é solicitar que o candidato em um processo seletivo indique alguma situação em que passou por um grande desafio. Dessa forma, identifica-se como ele solucionou o obstáculo.

4. Procure por pessoas com empatia

Sentir empatia é saber se colocar no lugar do outro, entendendo suas dores e os problemas que enfrenta. Aparentemente, não tem relação com o ambiente organizacional. No entanto, a empatia tem tudo a ver com a inteligência emocional.

A pessoa que possui essa característica tem melhor noção de liderança e consegue estabelecer laços mais profundos com os colegas. Assim, as equipes motivam-se para que a empresa atinja seus objetivos.

A identificação da empatia é feita durante a entrevista muito mais pela análise da linguagem corporal e pelo contato visual, do que por outros motivos.

5. Informe o colaborador sobre seu limite

Pode parecer simples, mas muitos colaboradores não sabem exatamente quais decisões podem tomar e nem sabem agir durante imprevistos, porque não conhecem seus limites dentro da empresa.

Informar o que esse funcionário pode fazer, quais decisões pode tomar e como pode agir evita que ele fique acomodado e reaja melhor a momentos de pressão.

No entanto, além de criar uma equipe de alta performance, é preciso também saber gerenciá-la. Por isso, confira as dicas a seguir.

Saiba como gerenciar uma equipe líder

1. Demonstre segurança

Ter uma postura que inspira medo não é recomendado. Os líderes que apresentam melhores resultados encorajam e motivam os colaboradores a darem suas opiniões. Vale lembrar que o incentivo é o fundamental para criar um bom clima organizacional, fazendo com que todos se sintam seguros para exporem as suas ideias.

2. Seja responsável

O líder deve ser o mais responsável entre todos os colaboradores da equipe. Esse é o ponto principal, sendo que ele passa tanto pela responsabilidade com os compromissos, quanto pela permissão de que todos façam cobranças entre si, estimulando a proatividade.

3. Alinhe expectativas

O colaborador deve saber o que a empresa espera dele. E cabe ao líder fazer o papel de comunicador nesse processo. Além disso, ele deve informar sobre a performance do time em determinado período e repassar os valores da organização, bem como sua missão e visão. Assim, o colaborador também sabe o que pode esperar da empresa.

4. Seja o exemplo

Não adianta apenas dizer o que deve ser feito: o líder deve mostrar e ser o exemplo para os colaboradores. Uma pessoa que fala o que deve ser feito, mas não age da mesma forma perde credibilidade. Além disso, é importante lembrar-se de que o líder é a pessoa mais visada da equipe justamente pela posição que ocupa.

5. Atue como um líder

O líder reconhece a influência que possui e o impacto que causa sobre outras pessoas. Por isso, atua de maneira a estar disponível para aprender e ensinar sempre que necessário.

Ele também ajuda a manter um bom clima na equipe, passando positividade a todos e sendo simpático e respeitável com os colegas.

6. Resolva problemas

Saber tomar decisões e encontrar soluções para os problemas são algumas das principais características de um líder. O objetivo é sempre enfrentar o problema, trocando ideias e discutindo com a equipe para encontrar o melhor caminho a seguir. Assim, chega-se a uma estratégia adequada.

Seguindo essas dicas, será muito mais fácil para você criar e gerenciar uma equipe líder na sua empresa. Dessa forma, melhores resultados serão obtidos e haverá mais produtividade, excelência e boas práticas na gestão. Para aprimorar seus conhecimentos com relação a esse assunto, assine a nossa newsletter e informe-se mais sobre times de alta performance!

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