Aprendizado Contínuo: Entenda a importância da atualização profissional

Existe algo que nós, seres humanos, podemos conquistar e acumular ao longo de nossas vidas sem que corramos o risco de alguém nos tirar. Trata-se do conhecimento. Ninguém tem a capacidade de invadir nossos cérebros para tirar uma informação de lá a ponto de ficarmos sem ela. Podemos compartilhar o conhecimento, porém jamais deixamos de tê-lo.

Na vida profissional, quem busca reconhecimento, promoção de cargo e aumento salarial, precisa reunir uma série de requisitos para seguir adiante: competência, ética e conhecimento são alguns deles. Manter um aprendizado contínuo é essencial para alcançar metas, conquistar objetivos e ter uma carreira promissora, sempre em curva ascendente.

Vamos saber mais sobre o aprendizado contínuo? Leia nosso artigo e entenda a importância da atualização profissional.

O ambiente profissional estimula o aprendizado contínuo

Quando nós falamos em aprendizado contínuo, é muito comum imaginarmos que essa é uma responsabilidade apenas do colaborador. O caso é que esse é um pensamento, acima de tudo, egoísta por parte da empresa e de seus gestores.

O aprendizado contínuo também é responsabilidade das organizações, pois os seus ambientes internos devem fomentar a troca de conhecimento entre todos os colaboradores, sem restrições. Isso se dá por meio do cultivo de uma cultura organizacional, e essa troca de aprendizados permite que cada vez mais conhecimento seja gerado.

Diante de um mercado cada vez mais dinâmico e atualizado, o conhecimento adquirido hoje talvez não tenha mais valor amanhã. A capacidade de aprender tornou-se tão preciosa quanto as informações que cada um tem.

A importância do atualização profissional para as empresas

Há 219 anos, Lavoisier dizia que “nada se cria, tudo se transforma”. Com base nesse raciocínio, conseguimos entender como o aprendizado contínuo beneficia as organizações que valorizam a troca de conhecimento entre os seus colaboradores.

Todo conhecimento que circula dentro de uma organização precisa ser dinâmico, estando sempre atualizado. Conhecimentos inovadores, por mais inovadores que sejam, não duram para sempre. Em algum momento ele será superado por algo que está acima dele — seja por meio de um concorrente da sua empresa ou pela falta de interesse do público consumidor do seu produto ou serviço.

Para que a empresa não passe por uma situação como as citadas no parágrafo anterior, o papel de sua liderança é fundamental nesse processo. Líderes devem estar sempre comprometidos com os valores e os princípios das organizações.

Quem exercer o papel de líder de uma companhia precisa ter claro na mente que o rumo tomado pela organização serve para todos — inclusive para si. Durante sua gestão, crie um ambiente propício para que os colaboradores, dentro de suas respectivas responsabilidades, tenham autonomia e possam aprender mais uns com os outros.

Isso faz com que o dia a dia desses trabalhadores passe a ser mais colaborativo e menos competitivo, resultando em um ganho exponencial para as empresas. O aprendizado contínuo melhora até mesmo a gestão de tempo nas organizações.

Os colaboradores precisam praticar o aprendizado contínuo

Basta frequentar a copa e tomar um cafezinho com os demais — sempre haverá alguém reclamando do trabalho, da falta de reconhecimento, do salário e de tudo mais que for possível falar mal. Analisando friamente o comportamento da maioria dessas pessoas, você já percebeu que a maioria delas simplesmente está acomodada em uma zona de conforto?

Quando foi a última vez que essas pessoas leram um livro? Elas fizeram algum curso recentemente? Elas buscam melhorar profissionalmente para se destacar na organização? Diante das respostas para essas perguntas, é possível notar o quanto elas se importam ou não com suas carreiras.

O bom é que nem todos os profissionais agem da mesma maneira. Enquanto alguns se contentam em concluir uma graduação, pegar o diploma e sentar numa cadeira de escritório por um bom tempo, outros preferem se manter atualizados com as tendências de mercado. Existem também profissionais que cedem às pressões externas e vivem fazendo cursos, se reciclando profissionalmente, porém não encontram prazer nisso.

A questão é que todos os profissionais devem entender que o aprendizado contínuo é um bem necessário. Assim como sentimos a necessidade de comer, de respirar ou de viver, devemos ter a consciência de que aprender continuamente é algo que nos faz bem.

Há 50 anos atrás, como as pessoas enviavam comunicados? Cartas, não é verdade? Depois de um tempo, tivemos o advento do fax. Era uma maravilha colocar o papel numa máquina e ele sair na outra — quando não queimava. Hoje fazemos isso por e-mail. Se não tivéssemos a curiosidade para criar e aprender a usar novos mecanismos, ainda estaríamos presos aos conceitos do passado.

Potencializando talentos por meio de training e coaching

Despertar o potencial de cada um é uma tarefa que nem sempre é fácil. Programas de training e coaching visam facilitar esse processo que leva os indivíduos ao aprendizado contínuo. Na Net Profit, você encontra soluções para si e para os demais colaboradores do seu time.

No curso de High Performance Executive, executivos e gestores aprendem a elevar seus desempenhos profissionais ao máximo. Eles desvendam formas de fazer mais e melhor, entregando resultados de maneira rápida e com menos recursos. Já no curso de Sales Training, os vendedores são transformados em atletas de alto nível, aprendendo métodos eficazes para conseguir mais vendas.

Os profissionais que precisam desenvolver competências como comunicação, autoconfiança, autoconhecimento, trabalho sob pressão e espírito de equipe podem optar pelo curso de Core Competence in You Training. Nele, os colaboradores conseguem repensar na maneira como agem e redirecionar esforços para a busca do sucesso pessoal e profissional.

Os cursos da Net Profit vão além da atualização dos conteúdos profissionais que cada colaborador precisa ter para estar em dia com as novidades de suas áreas de atuação. Eles desenvolvem todos os potencias que cada profissional tem e muitas vezes nem imagina. O desenvolvimento do autoconhecimento que os cursos ministrados pela Net Profit proporcionam, leva cada colaborador a entender como a atualização profissional é essencial para suas carreiras.

Não se esqueça de assinar a newsletter do blog Net Profit para receber em seu e-mail todas as atualizações que fazemos em nossa página, inclusive os novos posts. Mantenha o exercício do aprendizado contínuo e a atualização profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo