Autodesenvolvimento: conhecer meus pontos fortes pode me ajudar?

Competência muito valorizada atualmente nas empresas, o autodesenvolvimento apresenta vantagens tanto para o indivíduo quanto para as organizações. Para que você entenda o conceito desta palavra, antes você precisa saber o que é o desenvolvimento.

O desenvolvimento significa o aumento das capacidades e/ou das possibilidades. Ele implica em romper padrões que já estão estabelecidos, ou seja, você passa a adotar outras formas de lidar com determinadas situações. Além disso, ele trabalha com o potencial de cada um, com o aumento de suas possibilidades e com a liberdade de viver da maneira desejada.

É possível se autodesenvolver tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Durante esse processo, você assume a responsabilidade pela sua própria evolução, por meio de uma postura que está voltada à aprendizagem contínua.

Mas será que ao conhecer os seus pontos fortes, você conseguirá melhorar profissionalmente? Saiba agora essa e outras informações sobre autodesenvolvimento!

A relação entre o autodesenvolvimento e o sucesso profissional

No cenário profissional, o seu crescimento depende de circunstâncias, do mercado de trabalho, de fatores sociais e corporativos, além das tendências do segmento em que você atua. Isso significa que o ambiente no qual você está inserido define o seu comportamento diante dos seus objetivos, além de apontar quais são as habilidades que precisam ser dominadas e os conhecimentos que devem ser absorvidos.

Diante de tais afirmações, o autodesenvolvimento te ajuda a conhecer melhor os seus pontos fortes e a trabalhar os fracos. Dessa forma, é possível priorizar as competências que estão relacionadas com as suas aspirações. Esta habilidade é obtida por meio de uma inteligência estratégica, onde você se torna capaz de aplicar os seus conhecimentos na solução de problemas e na conquista de objetivos.

Por este motivo, o autodesenvolvimento deve ser encarado como um processo, pois possui as ferramentas e as técnicas apropriadas para que possa ser feito. Conheça agora quais são as etapas que o compõem:

As principais etapas do processo

Autoconhecimento

Para que você consiga se autodesenvolver, antes é necessário se autoconhecer. Mente aberta e sinceridade fazem parte desse processo, pois você precisará fazer uma autoanálise, identificando todos os pontos que precisam ser melhorados. Diante dos seus pontos fracos, fica mais fácil compreender o que de fato está impedindo a sua evolução.

Planejamento

Depois de identificar o que precisa ser trabalhados, chegou a hora de planejar as ações. Ao conhecer as limitações que travam o alcance dos seus objetivos, você enxerga com mais facilidade as próximas etapas para alcançar o seu autodesenvolvimento.

Execução

Depois que o planejamento foi feito, chegou o momento de executar todos os pontos que foram levantados. Esse parece ser um dos processos mais fáceis do autodesenvolvimento, pois seria apenas para executar. O fato é que não é. Muitas pessoas abandonam o processo no final, exatamente, porque não conseguem lidar com o que deve ser feito: leituras, cursos, networking e afins.

Se autodesenvolver envolve o fato de você conhecer bem a si mesmo. Esse é o ponto-chave da sua evolução. Para que você chegue até aqui, é necessário adotar algumas atitudes.

As atitudes de quem busca o autodesenvolvimento

Algumas atitudes são essenciais para que você alcance o autodesenvolvimento, pois a sua mente deverá estar aberta e você disposto a mudar determinados hábitos.

Estar em constante análise

Diante de um mercado de trabalho tão dinâmico e com mudanças constantes, nós precisamos saber quais são os nossos objetivos. Para tal, é necessário que estejamos revisando constantemente o que desejamos para nos adaptarmos a essa realidade. Sonhos antigos e ideias ultrapassadas devem ficar para trás, dando lugar a novas oportunidades.

Desenvolver a inteligência emocional

Se antes, o desenvolvimento das competências técnicas era o que pesava para os profissionais, hoje sabemos que elas dividem espaço com as características comportamentais e a inteligência emocional. Por isso, além das competências técnicas, você também deve trabalhar as suas características sociais e emocionais.

Pontos relacionados a perdas, trabalho em equipe e como você se enxerga devem ser avaliados. A sensibilidade, quando bem desenvolvida, ajuda a identificar como o seu inconsciente reage diante das situações. Assim, é possível encontrar formas de lidar melhor com os desafios e a não se boicotar.

Se relacionar com outras pessoas

O autodesenvolvimento necessita que você pratique o networking. Ter boas redes de relacionamentos faz com que você encontre mentores, identifique pessoas que admira e possa estudar como elas se comportam. Diante de exemplos e modelos, a sua visão em relação ao futuro se torna mais clara. 

Repensar nos padrões

Nada é para sempre, inclusive os padrões. Pensar fora da caixa e deixar de seguir um padrão deve ser um dos hábitos que você precisa adotar. Comece com pequenas atitudes, como um caminho diferente para o trabalho ou uma técnica que mude a maneira como você lida com o estresse. Por isso, não tenha medo de se desafiar diariamente.

Projetar o futuro e viver o presente

Não é saudável viver apenas pensando no passado, no presente ou no futuro. As experiências que passaram devem ser encaradas como lições, já o futuro deve ser projetado e o presente vivido.

Com metas claras na sua mente e uma atitude sempre positiva em relação às mudanças, você consegue organizar os seus objetivos e caminhar em direção a eles diariamente. Sua consciência será reeducada e, com um passo por vocês, você conseguirá trabalhar em função do que é realmente importante.

A importância do autodesenvolvimento para uma gestão de sucesso

Ser um gestor de sucesso significa saber lidar com pessoas, sentimentos, processos e mudanças. Uma das formas para se chegar lá, é conseguir se autodesenvolver. Conforme você leu nos tópicos anteriores, tal processo te torna uma pessoa mais aberta para a realidade em que vive e mais disposta para mudar o que precisa ser mudado. 

A autoaprendizagem faz com que você busque questionar, explorar e, por fim, melhorar como ser humano. É graças ao autodesenvolvimento que você encontra novas possibilidades, além de aprender novos conceitos e valores. Para que você chegue lá, é necessário começar a ter iniciativa, persistência, automotivação e disciplina. 

E então, quer alcançar o seu autodesenvolvimento? Não deixe de acessar o nosso site e conhecer as soluções da Net Profit!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo