Como capacitar e desenvolver sua equipe?

treinamento

Atualmente, desenvolver pessoas e times é um desafio enorme para RHs e gestores de diferentes áreas. Por este motivo, a busca por um método realmente eficaz e por fornecedores que consigam atingir os resultados propostos é constante.
Há muitos métodos e formas para o desenvolvimento profissional, alguns podem funcionar mais e outros menos, tudo depende da necessidade da empresa. Nossa experiência de mais de 10 anos treinando e desenvolvendo pessoas nos ensinou três fatores importantes e quero compartilhar com você.

Antes de explicar os três fatores, é preciso entender que a palavra “desenvolver” significa fazer com que (alguma coisa) cresça ou fique maior, se tornando forte. Sendo assim, desenvolver pessoas significa fazer com que as mesmas cresçam, fiquem maiores e mais fortes.
Para dar um passo adiante no assunto, as principais perguntas a serem feitas são: desenvolver o que e para que? Em qual direção este indivíduo deve crescer? Em quanto tempo? Com qual objetivo?
Ao buscar as respostas para as perguntas acima, o primeiro fator que percebemos é que, muitas vezes, não há clareza de onde se quer chegar e como, quando o assunto são pessoas.
O segundo ponto é que devemos entender o que realmente fará o profissional crescer na direção certa. Por este motivo, outros questionamentos também devem ser feitos, são eles: será que ele precisa de mais conhecimento? Será que necessita desenvolver ou adquirir mais ou novas habilidades? Será que ele deve ter mais atitude, melhorando seu comportamento e agindo com mais determinação, foco, persistência, afinco e vontade?
Em terceiro lugar, saber escolher o “remédio” certo para determinada necessidade. É comum ver equipes que precisam desenvolver novas habilidades serem direcionadas para palestras, cursos e vídeos aulas que proporcionam apenas mais conhecimento, mas que não ajudarão a desenvolver mais e novas habilidades no grupo.
Outro exemplo é de equipes que já possuem conhecimento de sobra, possuem habilidades, porém, não estão tendo a atitude necessária ou adequada ao momento e são direcionados para trilhas de capacitações, programas outdoor ou treinamentos e simulações, que não geram propósito real e que não despertam uma mudança de sentimento de maneira consistente e permanente.

Entender onde quer chegar, o que exatamente deve desenvolver e qual método escolher é o caminho básico para se atingir o resultado esperado – seja a tão sonhada visão da empresa ou seus objetivos de vida.

Antes de eu te passar algumas dicas especiais, assista o que dizem gerentes e diretores da empresa Apsen Farmacêutica e os resultados obtidos com o método de treinamento da Net Profit:


Desenvolver pessoas é sem dúvida um dos maiores desafios enfrentado pelas empresas. Investimentos enormes são feitos em diversos métodos, porém, muitos não são possíveis de se avaliar o retorno do investimento e nem o impacto real nas metas e indicadores de performance.
Para isso, preparei algumas dicas sobre como saber qual é o método mais indicado para se desenvolver pessoas:

Dica número 1: Antes de mais nada, defina quais são os objetivos e metas individuais

Antes de querer definir ou criar planos de desenvolvimento, internos ou externos, tenha em mente qual é o resultado que cada indivíduo tem ou deveria entregar em sua função, tanto baseado em critérios absolutos quanto desejáveis.

Dica número 2: Defina quais são as responsabilidades, deveres e atividades

É importante desdobrar a função em responsabilidades, deveres e atividades-chave, para que possa fazer uma análise de performance de forma mais direcionada e identificar deficiências especificas presentes na execução de cada área ou atividade-chave.

Dica número 3: Comece definindo prioridades baseadas nas atividades-chave que geram alto impacto na função

Para que possa ganhar em tempo e em resultados, dentre as atividades exercidas por cada indivíduo imagine que existe ali um possível princípio de Pareto, famoso 80 x 20. Esse princípio de coincidências também se aplica a energia x competência x resultado.
No livro ‘Know-How’, de 2014, Ram Charam afirma que 20% das nossas atividades são responsáveis por 80% do nosso resultado. Isso quer dizer que se entendermos quais são as atividades e nos tornarmos ainda melhores nelas, podemos gerar um impacto significativo e positivo em nossos resultados. Portanto, são nessas atividades que devemos concentrar a nossa energia e nos desenvolvermos ainda mais.

Dica número 4: Identifique o que melhorar para executar melhor

Ao identificar as atividades-chave de alto impacto, inicie os seguintes questionamentos:

  • Qual conhecimento eu devo melhorar ou novo conhecimento devo buscar que poderá me ajudar a executar essa atividade com mais performance? Que me permitirá fazer mais, melhor e mais rápido?
  • Quais habilidades eu devo melhorar ou novas habilidades devo desenvolver que poderá me ajudar a executar essa atividade com mais performance? Que me permitirá fazer mais, melhor e mais rápido?
  • Quais comportamentos eu devo melhorar ou novos comportamentos devo ter de maneira constante que poderão me ajudar a executar essa atividade com mais performance? Que me permitirá fazer mais, melhor e mais rápido?

Dica número 5: Escolha o método mais adequado

Uma vez identificado os “GAPs”, que podem estar relacionados ao conhecimento, habilidades ou atitudes e, em alguns casos, a falta dos três, escolha o método mais adequado.

Para adquirir conhecimento: cursos, livros e troca de experiências com colegas.

Para desenvolver habilidade: treinamentos com práticas reais e simulações próximas da realidade.

Para mudança de atitude: coaching, feedback e programas com foco no autoconhecimento.

Programas que contemplam os métodos descritos acima de forma harmônica – com novos conhecimentos, praticando e simulando atividades que fazem parte do dia a dia do indivíduo, com uma boa dose de coaching, feedback e autoconhecimento – tendem a ter um resultado muito satisfatório e acima da média, se comparado com aqueles que oferecem soluções unidimensionais.

Gostou deste artigo? Deixe aqui seus comentários abaixo. E se você quer saber como melhorar seus resultados e da sua empresa, sabendo como fazer muito Mais, Melhor, Mais Rápido e com Menos, clique aqui para que nossa equipe possa entrar em contato e entender como podemos te ajudar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo