Como fazer uma gestão de equipe bem-sucedida?

Uma gestão de equipe bem-sucedida requer mais do que apenas conhecimento técnico e experiência. É preciso desenvolver hábitos relacionados à liderança e competências comunicacionais que ajudem a envolver todos os funcionários em prol de objetivos organizacionais.

Para tanto, é fundamental que o gestor estabeleça meios de aprendizado contínuo não só para ele, como para todos os seus liderados. Também são necessárias práticas motivacionais, avaliações constantes das atividades da equipe, desenvolvimento de cultura empresarial e gerenciamento de talentos para o êxito dessa missão.

Se quiser saber mais sobre esses e outros fatores para melhorar o desempenho da sua gestão de equipes, continue lendo e confira as 7 dicas que selecionamos!

1. Conheça sua equipe e invista na gestão de talentos

Um bom gestor precisa conhecer sua equipe de modo a identificar as principais habilidades de cada integrante para direcioná-lo às atividades que melhor se adequem ao seu perfil. Dessa forma, também é possível descobrir talentos individuais que poderiam passar despercebidos em atividades rotineiras.

Por exemplo, aquele profissional que é bom em explicar tarefas aos demais, tendo uma alta capacidade de comunicação e de estabelecer relacionamentos. Ou um funcionário que se destaca no atendimento a clientes ou na apresentação de projetos que, porém, está apenas fazendo trabalhos operacionais repetitivos.  

Essa capacidade de observação faz parte da gestão de talentos tão fundamental para o sucesso de uma equipe. Sem falar que profissionais que trabalham explorando seus talentos e potencialidades se sentem mais motivados e podem entregar melhores resultados. Ou seja, tanto eles quanto a empresa ganham, já que o desempenho desses profissionais aumenta.

2. Busque formas de descentralizar tarefas e decisões

A descentralização de tarefas e decisões é fundamental para uma gestão de equipes pautada na confiança e nas potencialidades dos seus membros. E isso se torna ainda mais importante para o desempenho organizacional quando a empresa se expande, aumentando o volume de atividades principais a serem feitas e a necessidade de tomada de decisões rápidas.

Gestores centralizadores começam a se sobrecarregar com o acúmulo de responsabilidades, o que acaba por prejudicar a performance de toda sua equipe, gerando até atrasos nas tarefas dos liderados. Por isso, para uma gestão correta e eficaz, é importante delegar conforme a capacidade de cada integrante do grupo.

Dessa forma, também é possível aumentar a satisfação e a motivação dos demais membros da equipe. Isso porque surge um sentimento de valorização pela confiança recebida na execução de funções de maior relevância, além deles poderem ter maior liberdade para agir e até sugerir ideias.

3. Invista em ferramentas e ações focadas na motivação dos colaboradores

Funcionários motivados trabalham melhor e produzem mais resultados positivos para a organização. Também são capazes de se alinharem aos objetivos do negócio e de se focarem no crescimento da empresa. Por isso, cabe ao gestor implantar ações que visem a motivação dos seus liderados.

Antes, porém, é preciso descobrir o que realmente importa na motivação de cada colaborador e quais ações trazem melhores benefícios. Muitos profissionais costumam se motivar com questões diferentes, como reconhecimento, novos desafios, bonificações etc. É preciso, novamente, observar bem para saber como fomentar esse fator junto à equipe.

4. Faça avaliações frequentes e dê feedbacks corretamente

Além de tentar incentivar os funcionários e buscar trabalhar de forma eficiente com eles, é preciso realizar acompanhamento constante e entregar feedbacks otimizados. Pois, uma das coisas que mais desmotivam trabalhadores é a ausência de informações sobre o seu desempenho, deixando alguns inseguros, receosos e até com medo de realizarem iniciativas positivas para a empresa.

Por isso, é importante usar fichas, listas e outros instrumentos de avaliação de desempenho. E, principalmente, informar os colaboradores sobre como estão se saindo, incluindo aqueles com bons resultados. Feedbacks não servem apenas para críticas negativas ou cobranças, mas para ressaltar pontos fortes e direcionar os colaboradores para que melhorem suas performances.

Vale lembrar que o gestor deve abrir espaço para receber feedbacks também, de modo que deixe claro que ele também está disposto a alavancar seu desempenho.

5.  Melhore a comunicação e facilite sua gestão de equipe

A falta de comunicação é uma das principais causas para a falta de sucesso na gestão de equipe. Líderes e liderados que não se entendem, não conseguem trabalhar bem e possuem desempenho bem abaixo da média.

Por isso, é fundamental investir em formas que melhorem esse fator dentro das equipes, especialmente junto à liderança. Essas podem incluir reuniões com maior frequência, sistemas de comunicação via web, incentivos na interação entre colegas etc.

Todo gestor deve ter uma boa habilidade de comunicação, nem que seja apenas para transmitir corretamente ordens, instruções e pedidos aos demais. E isso abrange a comunicação escrita e verbal.

Vale ressaltar que é preciso também compartilhar informações sobre a empresa e seus resultados. Dessa forma, pode-se mostrar aos colaboradores que existe confiança neles e que o seu trabalho ajuda na obtenção das metas da organização. Isso é importante para que se sintam motivados e facilitem sua gestão da equipe.

6. Fomente a habilidade de liderança nos demais membros da equipe

A habilidade de liderança precisa ser desenvolvida e fomentada também nos membros da equipe, não só em relação ao gestor. Trabalhadores que se comportem como líderes conseguem interagir melhor entre si, sintonizar seus objetivos com os da organização e contornar mais facilmente problemas de relacionamento.

Também podem se tornar boas opções para cargos de gestão que venham a surgir na empresa, diminuindo a necessidade dela ter de procurar profissionais no mercado.

7. Celebre as conquistas e motive sua equipe para novos desafios 

Celebrar as conquistas obtidas pela equipe é uma forma de motivá-la e engajá-la na busca por superar novas metas.

O reconhecimento obtido por um desafio alcançado, uma meta atingida ou até pela superação de uma crise, é ponto fundamental para criar uma cultura organizacional de alta performance onde as pessoas se sintam mais valorizadas. O que, de certo modo, faz com que queiram continuar a colaborar com a empresa e até enfrentar maiores desafios.Review Android Smartphone

A busca por uma gestão de sucesso passa também pela aquisição de hábitos e atitudes que inspirem seus colaboradores. Dessa forma, não só por métodos, mas por exemplos concretos é possível influenciar os membros da sua equipe a se tornarem mais efetivos no desempenho de suas funções. Além, é claro, de otimizarem suas carreiras em sintonia com as necessidades da organização.

Agora que você já sabe sobre nossas dicas para o sucesso da gestão de equipes, que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais para que mais líderes possam conhecê-las?

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