Conheça os 6 maiores empreendedores brasileiros e como eles chegaram lá

 

Como ser um empreendedor de sucesso e criar projetos capazes de mudar a visão das pessoas sobre o mundo, ainda faturando milhões? Por mais que muitos títulos da literatura de autoajuda empresarial insistam em dizer o contrário, infelizmente não existe uma fórmula mágica para responder a essa pergunta. Mas há sim algo que pode ajudar qualquer pessoa a se inspirar e até mesmo a enxergar saídas para alguns de seus próprios problemas: os exemplos de quem, depois de muito esforço, conseguiu cravar seu nome no mercado.

E foi exatamente pensando nisso que resolvemos criar o post de hoje, listando 6 dos maiores empreendedores brasileiros da atualidade. Mostraremos como alguns dos nomes mais importantes do universo empresarial moderno criaram suas empresas e se tornaram referência em diversos segmentos do mercado. Quer saber quem são eles e como alcançaram o topo? Então acompanhe:

Flávio Augusto

Criador da Wise Up, uma das maiores franquias de escola de inglês do país, o carioca Flávio Augusto começou sua carreira como empreendedor ainda aos 23 anos, quando resolveu pedir um nada simples financiamento bancário para iniciar sua primeira (e maior) empresa. Algumas décadas depois, Flávio acabou vendendo a Wise Up para um grande grupo por nada menos que 877 milhões de reais, tornando-se então um dos empresários mais bem-sucedidos do país. Mas a história não para por aí.

Após a venda da Wise Up, Flávio escreveu o livro Geração de Valor, um dos maiores best-sellers nacionais dos últimos anos, também fundou um time de futebol nos Estados Unidos, lançou um site com estudos de casos de grandes empresários e, recentemente, comprou de volta sua empresa por praticamente um terço do valor pelo qual foi vendida! Não é impressionante?

Gustavo Caetano

Você sabe que um empreendedor está no caminho certo quando um dos maiores veículos de comunicação sobre negócios do mundo resolve compará-lo a um gigante como Mark Zuckerberg. Pois foi isso o que aconteceu com o mineiro Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech, fornecedora de soluções de streaming em vídeo para empresas como SBT, Globo, TIM e a editora Abril.

Criada para ser uma distribuidora de jogos para celular, a Samba Tech, ainda no começo dos anos 2000, acabou mudando seu foco. Na época, surgiu nesse jovem empreendedor de 32 anos a vontade de criar uma solução de streaming de vídeo diferente daquela oferecida pelo YouTube, que desse mais liberdade para os produtores de conteúdo. Dito e feito, hoje a marca é uma das maiores referências no mercado B2B do Brasil.

Alexandre Costa

Aos 14 anos de idade, o paulista Alexandre Costa ganhava seus trocados vendendo ovos de chocolate para a Páscoa de porta em porta. Ele ainda não sabia, mas essa experiência seria sua futura ponte de contato com um universo milionário: aos 17 anos, fundou a Cacau Show, uma das marcas mais lucrativas do Brasil no mercado do chocolate.

A empresa já conta, hoje, com mais de 25 anos de história, mais de 300 franqueados e presença em mais de 200 municípios do país! E o Alexandre nisso tudo? Continua firme e forte no comando da organização, sempre criando novos tipos de produtos e atualizando seu modelo de negócio.

Guga Mafra

Por mais que Gustavo Mafra possa ser um dos nomes mais conhecidos do grande público aqui desta lista, a fama é algo que ele tenta evitar ao máximo. Jornalista de coração e empresário de profissão, Guga (como é conhecido) é um dos nomes por trás da FTPI Digital. A empresa é responsável por comercializar anúncios em alguns dos grandes veículos nacionais, como o blog Casal sem vergonha, o portal Jovem Nerd e o site Papo de Homem, além, é claro, do blog Brainstorm #9 (maior endereço sobre publicidade na web nacional, onde o empresário também participa como integrante, escrevendo conteúdo e participando de podcasts).

Mas se já estava complicado para esse brasiliense esconder sua fama como empreendedor, agora, ao adquirir a Boo Box, o cenário parece ter ficado ainda mais difícil. A Boo Box é uma empresa tida como extremamente promissora pelo famoso site Tech Crunch, um dos maiores sistemas de anúncios digitais do Brasil. Vale ficar de olho nesse nome!

Robinson Shiba

A principio, a ideia do empresário paranaense Robinson Shiba era seguir sua carreira como dentista, função para a qual já vinha se preparando há um bom tempo. No entanto, depois de uma visita aos Estados Unidos na década de 1980, acabou percebendo que talvez houvesse um caminho melhor a ser seguido aqui no Brasil: o das franquias de comida chinesa!

Foi aí que surgiu o China in Box, primeiro e maior nome de comida oriental que temos por aqui. A empresa de Shiba, que criou o até então inédito segmento de gastronomia chinesa delivery em terras tupiniquins, hoje vale mais de 4 bilhões de dólares!

Gustavo Ziller

Aventureiro desde criança, Gustavo Ziller é um daqueles empreendedores que colecionam feitos interessantíssimos. No mundo dos negócios, ele já foi responsável por criar uma rádio, diversos bares, uma marca de amplificadores valvulados e a Aorta Entretenimento, empresa que há alguns anos acabou sendo comprada pela gigante .Mobi, que atende e cria projetos mobile para clientes como Vivo, Visa, Oi, Itaú, Tim e Coca-Cola.

Já relativamente fora do mundo dos negócios, Ziller agora tem investido seu tempo em um projeto pessoal, que acabou se tornando um programa do Canal Off, chamado 7 Cumes. Lá busca escalar os 7 maiores cumes do mundo! Esse projeto inclusive se transformou em um livro, ampliando o lado escritor do publicitário que também já atuou como colunista de tecnologia do portal UOL.

Com diversas especialidades e muitas histórias para contar, todos esses empreendedores brasileiros hoje fazem parte de um seleto grupo de visionários que, de uma forma ou de outra, conseguiram cravar seus nomes no mercado nacional e provar que poderiam fazer muito mais do que parecia ser possível. Por isso, nada melhor do que acompanhar de perto os passos de cada um deles, não apenas para aprender um pouco mais, mas também para conferir suas ideias e seus insights!

Agora comente aqui e nos conte se gostou do post! O que achou da nossa lista? Já conhecia todos esses grandes nomes do empreendedorismo nacional? Participe e compartilhe suas impressões!

2 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo