Conheça os diversos tipos de liderança em uma empresa

O tipo de liderança em uma empresa é responsável pelos resultados alcançados e o sucesso da organização depende diretamente disso.

O perfil do líder pode influenciar o desenvolvimento das atividades, o comportamento dos colaboradores e todo o ambiente de trabalho. Confira alguns tipos de perfis existentes e suas principais características:

Líderes coercitivos

Também chamado de líder autocrático, ele é quem fixa diretrizes e toma decisões, sem qualquer participação dos membros da equipe. Ele se vê no controle da situação e tem comportamento dominador, determinando a tarefa que cada um deve exercer, emitindo ordens e esperando obediência.

Esse tipo de liderança promove temor na equipe, que pode até apresentar volume de trabalho, mas tende a estar desmotivada, tensa e frustrada. Pode funcionar bem em momentos de crise e situações emergenciais.

Líderes dirigentes

O líder dirigente incentiva os membros da equipe a tomar decisões e agir com autoridade, dentro dos limites definidos por ele. É quem toma a decisão final, mas consulta os outros e demonstra consideração e respeito pelas ideias de cada indivíduo. Ele dá a direção geral, mas permite que os colaboradores decidam como chegar aos objetivos.

Esse estilo de liderança costuma atingir resultados positivos, além de produzir colaboradores leais e comprometidos. Só não é adequado em situações de crise ou emergenciais, quando há necessidade de instruções mais específicas por parte do líder.

Líderes democráticos

O líder estimula e dirige discussões e debates sobre as diretrizes para que as decisões sejam tomadas pela equipe, além de proporcionar liberdade aos membros do grupo na divisão de tarefas. Interage bem com os colaboradores tanto individual como coletivamente e encoraja a participação de todos, atuando como coordenador e facilitador.

Esse tipo de liderança promove boa qualidade de trabalho, além de um clima de maior comprometimento e satisfação dos membros da equipe. Funciona bem especialmente em situações onde a empresa precisa de inovação.

Líderes afetivos

Por acreditar que o desempenho da equipe depende de um bom clima no ambiente de trabalho, esse líder coloca as pessoas em primeiro lugar. Trata os colaboradores de forma gentil e cortês, buscando um ambiente pacífico e harmonioso.

Também conhecida como “employee-centered” (ou centrada nas pessoas), esse tipo de liderança busca levar em consideração os aspectos humanos, com o objetivo de manter a equipe participante e ativa.

Embora seja eficaz em casos onde a equipe precise recuperar a confiança, esse estilo pode produzir profissionais tolerantes a baixos desempenhos.

Líderes modeladores

O líder não costuma ser flexível, pois acredita que suas estratégias e forma de trabalhar são as melhores. Ele se considera o modelo da equipe e deseja que todos os outros trabalhem exatamente do seu jeito, sem dar espaço para o opinião dos colaboradores.

Esse tipo de liderança pode fazer com que a equipe se sinta oprimida e desista de apresentar qualquer tipo de inovação. Pode ser que funcione bem em casos esporádicos, quando a equipe precisa entregar algum trabalho com alta exigência de qualidade e prazos curtos.

Líderes treinadores

Esse tipo de líder sabe delegar tarefas de maneira assertiva, pois consegue identificar as capacidades e habilidades individuais de cada um dos seus colaboradores e usa isso para potencializar os resultados da equipe.

Ele busca criar um ambiente de colaboração, que favorece a evolução profissional dos indivíduos com o objetivo de alcançar as metas da organização. Para isso, costuma apresentar novidades para motivar e desafiar os membros da equipe.

Esse tipo de liderança tem como base os princípios do coaching e sua política é de estimular competências e motivar os colaboradores para que confiem no seu trabalho.

Como deu para ver, é possível encontrar vários estilos de liderança em uma empresa. Encontrar o equilíbrio de acordo com quem é o líder e quem são seus subordinados, além do tipo de atividade e desafios que enfrentam é o que irá definir qual o melhor modelo.

Se você gostou do artigo de hoje, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que falamos por aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo