Cultura Empresarial: como usar os seus valores para motivar equipes

Uma equipe motivada é sinônimo de mais produtividade. Mas nem sempre é fácil engajar os colaboradores e fazê-los obter o melhor  resultado possível. A melhor maneira de fazer isso é por meio da cultura empresarial.

Assim, esse deve ser um aspecto reforçado na organização, mostrando aos colaboradores que a empresa não está preocupada somente com o alcance de metas, mas também com a qualidade de vida no trabalho.

Nesse cenário, também aparecem os valores, que devem indicar o caminho a ser seguido pelos colaboradores.

Como definir valores na cultura empresarial

Antes de saber definir um valor, é importante entender o que isso significa. Valores organizacionais são um conjunto de princípios e normas, que, nas empresas, delimitam as metas e os objetivos que devem ser alcançados. Assim, os valores representam o sucesso da organização.

Eles também servem como guia, uma referência a ser seguida pelos colaboradores. Por isso, cabe aos gestores e líderes informarem aos empregados o que deve ser realizado e qual é a cultura da empresa, fazendo com que esses valores sejam internalizados por todos.

No entanto, é importante ressaltar que os valores devem estar diretamente relacionados à missão e à visão da empresa. Esse tripé permite que sejam gerados sentimentos de êxito profissional e pessoal, aumentando, portanto, a autoconfiança dos colaboradores e criando o comprometimento da parte deles.

Mas como definir os valores para a cultura organizacional? Existem algumas dicas que podem ajudar. Fique com a gente e confira!

Os valores não devem ser copiados

Muitos empreendedores tendem a se basear nos valores de outras empresas ao invés de criar os seus próprios. Essa atitude é válida, mas é importante pensar em valores adequados à realidade da organização.

Além disso, existem pontos que sempre devem fazer parte da cultura e, por isso, não precisam constar nos valores, já que são óbvios. Alguns exemplos desses elementos são ética, comprometimento e sustentabilidade.

Então, analise a realidade da empresa e pense em um valor específico para a sua empresa.

Os valores devem guiar a empresa

Como afirmado, os valores são essenciais para guiar a empresa. Ou seja, eles devem servir como um direcionamento. Por isso, guarde os velhos clichês e não tente criar valores antigos e que não estão adequados à realidade.

O mais importante é que os valores sejam relevantes para a sua organização.

Os valores devem se limitar a, no máximo, 3

Os valores são importantes e são a base para a organização, mas dificilmente os colaboradores lembrarão de 10, 8 ou mesmo 5 valores. Por isso, crie no máximo 3. Assim, é mais fácil lembrar deles e colocá-los em prática no dia a dia, fazendo com que esses valores sirvam como verdadeira referência.

Os valores podem ser inovadores

Inovação é a palavra do momento e ela também pode ser aplicada aos valores. Por isso, crie frases que facilitem a memorização. Elas podem ser, inclusive, mais criativas, por exemplo:

  • sangue nos olhos – pode representar o comprometimento;
  • ser ninja – ser produtivo, saber muito sobre o que se faz.

A ideia é criar valores que estejam de acordo com a sua organização e que representem uma cultura mais formal ou mais diferenciada e inovadora.

Como motivar equipes a partir dos valores

Os valores devem ser éticos e compatíveis com os mais diferentes públicos envolvidos com a organização, como clientes, colaboradores, acionistas, gestores, fornecedores etc.

Assim, as equipes também podem ser motivadas a partir deles. Algumas empresas já adotam esse modelo, transmitindo exemplos interessantes que podem servir de inspiração à sua organização. Confira algumas ideias

Zappos

A loja de sapatos chama a atenção não só pelo bom atendimento, mas também pela cultura da empresa. Uma ideia implantada pela empresa ocorre já no processo de contratação.

O colaborador, quando não consegue se adequar à cultura organizacional, recebe US$ 2.000,00 se sair na primeira semana de treinamento. O colaborador também passa por testes de habilidade depois de trabalhar na empresa e, se apresentar melhorias em sua função, pode conseguir um aumento salarial.

Twitter

A equipe que mantém em funcionamento o microblog mais famoso da internet está inserida em uma cultura organizacional bem diferenciada, contendo reuniões no terraço da empresa, férias ilimitadas (apenas para alguns colaboradores) e aulas de ioga.

A motivação parte das metas da empresa e dos valores alinhados aos conceitos mais modernos de gestão de pessoas.

Chevron

A empresa do setor de petróleo e gás é mais séria, mas é muito bem avaliada por seus colaboradores e destaca-se em comparação com a concorrência. Isso ocorre porque a Chevron dedica-se à implantação de processos seguros e de apoio aos colaboradores.

Para fornecer mais qualidade de vida no trabalho, a empresa oferece parcerias com academias, além de centros de saúde e locais para ginástica dentro da própria organização.Watch Full Movie Online Streaming Online and Download

Os colaboradores também são incentivados a descansarem de maneira regular, porque o mais importante é que eles estejam bem descansados para trabalharem da maneira mais efetiva e com os melhores resultados.

Google

Quando se fala em cultura organizacional, invariavelmente o Google é citado. A empresa de tecnologia é uma das que fornece os melhores benefícios para os colaboradores, deixando-os motivados. E os resultados estão aí, já que a empresa é uma das maiores do setor.

Algumas estratégias utilizadas pelo Google são viagens, refeições gratuitas, bônus em forma de dinheiro, festas, entre outras vantagens.

No entanto, com o crescimento da empresa, o Google também precisa se reinventar constantemente, já que a contratação de mais funcionários e a necessidade de ampliação da gestão fazem com que alguns métodos fiquem obsoletos.

Devido a isso, essa empresa também é uma indicação do que pode ser realizado na sua empresa em médio e longo prazo. Afinal de contas, apesar de os valores deverem ser perenes, a cultura organizacional não é estanque e deve ser modificada sempre que necessário.

Conclusão

Os valores definidos pela organização devem ser utilizados como um caminho a ser seguido, cuja finalidade principal é alcançar as metas da empresa. Para isso se tornar mais fácil, engajar e motivar os colaboradores é imprescindível.

No entanto, aplicando as dicas e os exemplos apresentados, sua empresa estará mais apta a conquistar resultados positivos.

Como você já aprendeu a aplicar a cultura empresarial na sua organização, aproveite e assine a nossa newsletter para conhecer outras dicas importantes.

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