Empreendedorismo e gestão: é dom ou aprendizado?

Empreender é uma atividade enriquecedora, normalmente aliada à vontade de ter liberdade nas decisões profissionais e, também, de criar algo com o seu trabalho. No entanto, algumas pessoas desistem desse objetivo porque acreditam que empreendedorismo e gestão são qualidades que nascem com o indivíduo, como se fossem “dons”, mas esse é um grande engano.

Se formos analisar de forma prática o que envolve empreender, perceberemos que se trata de planejamento estratégico, controle de gastos, conhecimento em mercado, entre outros tópicos.

Todos esses temas, porém, são frutos de pesquisa e de ciência — e não de obra do acaso. Por isso, uma coisa é fato: qualquer pessoa pode aprender sobre empreendedorismo e gestão.

Empreendedorismo e gestão: como estudar?

Cursos e portais específicos

O caminho mais fácil, sem dúvidas, é procurar uma escola que forme empreendedores. Você não precisa se matricular em um curso superior de Administração, por exemplo. Apenas tem que começar a se familiarizar com termos que fazem parte da vida de todo empresário, como liderança de equipe.

Mas, hoje, graças à internet o conhecimento não está restrito apenas às universidades. Existem blogs e sites especializados em negócios que podem ajudar muito quem quer aprender sobre empreendedorismo e gestão.

Uma das principais referências no assunto é o site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Neste site é possível ter acesso às pesquisas de mercado, manuais sobre como fazer um plano de negócio, perspectivas regionais de crescimento dos segmentos econômicos, entre outros. Além disso, existe uma página do Sebrae para cada estado, trazendo, assim, uma visão regional do mercado.

Converse com outros empresários

Muitas dúvidas que jovens empreendedores têm podem ser respondidas com uma conversa com um empresário mais experiente. Basta apenas ter disposição para perguntar.

É interessante que quem deseja empreender visite eventos sobre o tema — existem eventos bacanas acontecendo nas faculdades e associações de empresários, por exemplo, e muitos são de graça.

Participar de grupos nas redes sociais também pode ser uma oportunidade para tirar dúvidas com outros empreendedores. 

Empreendedorismo e gestão: o que estudar?

Cada empresa, cada segmento de mercado e cada empresário têm características e necessidades diferentes. Porém, existem temas que são importantes para todos os que desejam criar um negócio, como por exemplo:

  • Entender o que é um plano de negócios;
  • Aprender a liderar uma equipe;
  • Saber estabelecer metas;
  • Lidar com a burocracia e/ou impostos;
  • Analisar a concorrência;
  • Entender o público-alvo;
  • Desenvolver os processos da empresa.

Ainda que pareça ser muita coisa, acredite: nenhum desses temas é tão complicado a ponto de fazer seu sonho de empreender acabar — pelo contrário, com dedicação aos estudos e algumas leituras em sites especializados, tudo ficará claro!

Percebeu como empreendedorismo e gestão não têm relação com uma característica que nasce com as pessoas? Dizer que uma pessoa não pode ser um empresário porque “não nasceu para isso” é bobagem. Empreender exige disposição e disciplina para entender os temas necessários para criar um negócio de sucesso. Se uma pessoa estiver disposta a aprender, ela está disposta a empreender!

Gostou do texto? Então compartilhe com seus amigos empreendedores!

Um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo