O que é a inteligência competitiva?

Diante de um mercado altamente competitivo e com constantes mudanças acontecendo simultaneamente nos processos produtivos, nada melhor do que o conhecimento para alinhar a sua empresa nesta tendência mundial. 

Mas, como fazer uma análise bem apurada sobre a concorrência, em relação ao mercado e clientes, tendo como base os cenários econômico, político, cultural, aspectos tecnológicos, entre outros, que poderão influenciar na tomada de decisões?

A resposta está na inteligência competitiva. E você, está bem informado sobre este assunto? É o que iremos abordar neste post. Quer aprender mais? Então venha com a gente! 

O que é inteligência competitiva?    

De uma maneira geral, a inteligência competitiva é explicada pela busca de informações referentes ao comportamento não só da concorrência como também dos clientes e mercado por meio da análise das tendências que poderão influenciar nos futuros negócios.

Com isso, tomadas de decisões a curto e longo prazo acabam tendo mais chance de saírem bem sucedidas através do conhecimento dos cenários e também dos aspectos de inovação adotados pela concorrência.

Além disso, investir neste ponto contribui para aumentar o grau de competitividade da sua empresa no mercado em que atua, evitando possíveis surpresas que possam vir por parte da concorrência.  

Mas, como buscar as informações corretas e de boas fontes? É o que iremos mostrar no próximo tópico! 

Como obter informações confiáveis?     

O acompanhamento das informações necessita de fontes confiáveis, que podem ser obtidas por meio de sites especializados que contam com um bom grau de confiabilidade. 

Dados do mercado financeiro disponibilizados por agências reguladoras, bolsas de valores, Federações da Indústria, Associações Comerciais, eventos corporativos e até mesmo conversas informais podem ser bem úteis na análise da concorrência. 

A diversidade de fontes é essencial na devida apuração dos dados, com o objetivo de verificar se sua empresa continua no páreo das demais, como também se conta com estrutura para se manter em pé de acordo com os modelos de negócio. 

Trata-se de uma tendência para detectar possíveis ameaças e oportunidades. Inclusive, gestores podem se especializar na busca constante deste tipo de conhecimento, sempre antenados para destinar as melhores dicas de investimentos ou retenção nos gastos. 

Agora, você pode se perguntar: mas quais as vantagens de aplicar recursos na inteligência competitiva?  Eis nosso próximo esclarecimento! 

Quais as vantagens da inteligência competitiva?

Ao obter os dados referentes às análises das tendências e cenários, seus negócios terão uma segurança a mais para evitar possíveis perdas ou até mesmo com foco em decisões assertivas.  

Além disso, a inteligência competitiva influencia na busca por planejamentos de ações mais estruturados, fato que melhora consideravelmente as estratégias de negócios, independente da sua área de atuação. 

Também podemos citar a implantação de mudanças e inovações no seu negócio, o que exige eficácia para não deixar os concorrentes a sua frente no mercado. 

Com isso, podem acontecer resultados positivos, como por exemplo, no lançamento de uma campanha de marketing de um novo produto.  

As informações obtidas da concorrência e clientes farão com que a sua empresa veja com mais clareza o que pode ou não dar certo, amenizando possíveis erros. 

Fora isso, o constante monitoramento ainda prevê o impacto que determinada ação poderá causar nos concorrentes, ampliando a competitividade, o que acaba fazendo com que o mercado se movimente! 

Após ler este artigo sobre inteligência competitiva, que tal deixar aqui o seu comentário sobre o assunto? Participe conosco. Compartilhe suas experiências! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo