Planejamento pessoal: como crescer profissionalmente

 

Por mais que não seja nada raro que algumas pessoas atribuam o sucesso profissional alheio a pura sorte, a verdade costuma ser outra. Sabia que o crescimento profissional é intimamente dependente de um bom planejamento pessoal? Muitos profissionais não se dão conta de que uma carreira promissora requer uma boa dose de reflexão, comprometimento, autoconhecimento e garra. Assim, com os passar dos anos, começam a reclamar dos resultados obtidos, colocando-os na conta do acaso. Hoje vamos dar dicas valiosas que o auxiliarão em seu planejamento pessoal, ajudando-o a crescer profissionalmente. Curioso? Então confira:

Estabeleça alguns objetivos

Um dos maiores erros de qualquer profissional é se esquecer de definir com clareza quais são seus próprios objetivos. O que você espera da sua carreira daqui a um ano? E daqui a 5, 10 ou 15 anos, onde você pretende estar profissionalmente? Quando você estabelece seus objetivos de curto, médio e longo prazos, tem mais facilidade em perceber o que precisa fazer, dia após dia, para alcançar suas metas. E é essa perspectiva de futuro que trará o ânimo necessário para lutar por aquilo que tanto deseja diariamente.

Defina suas prioridades

A vida de quem trabalha costuma ser muito corrida, afinal, é preciso lidar com os afazeres profissionais do cotidiano, ainda fazendo com que sobre tempo para cuidar da saúde, dos relacionamentos familiares, do círculo de amizades, da constante necessidade de qualificação e, claro, da gradual subida de degraus na carreira. Mas a verdade é que é simplesmente impossível fazer tudo ao mesmo tempo sem que isso se traduza em muito estresse, tensão e ansiedade. Para lidar com todas as suas obrigações e ainda conseguir tempo para correr atrás dos seus sonhos, você precisará aprender a definir prioridades.

Essa providência exige que você conheça a si mesmo muito bem para saber quais são suas reais necessidades, o que o faz feliz e o satisfaz. No momento, o que é mais importante para você: a família ou o trabalho? Quer focar em ganhar mais dinheiro ou ter mais tempo ao longo dos dias? Entenda, de uma vez por todas, que definir prioridades não significa que você terá que abrir mão de uma coisa para que consiga ter outra, mas sim que você precisará gerir seu tempo e seus esforços com mais sabedoria.

Trace um planejamento

Depois de descobrir quais são seus objetivos e suas prioridades, chega o momento de pensar no planejamento estratégico propriamente dito. A dica aqui é: volte-se para si mesmo e responda o que você pode fazer hoje, amanhã e sempre para crescer profissionalmente. O segredo está em analisar sua situação atual com um olhar diferente, tentando enxergar possibilidades onde você só costumava ver obstáculos.

Pense, por exemplo, no que poderia auxiliá-lo no desenvolvimento de sua carreira: aprender um novo idioma, buscar mais qualificação, mudar de empresa ou fazer cursos no exterior? A resposta certa dependerá de sua realidade, de seus objetivos e de suas necessidades. O importante é descobrir quais deverão ser seus próximos passos rumo à ascensão profissional.

Invista em você

No mercado de trabalho atual, ter uma graduação e até mesmo uma especialização ou um MBA já deixou de ser um diferencial, passando a praticamente uma obrigação a qualquer profissional. Por esse motivo, para quem deseja construir uma carreira promissora, o primeiro passo consiste em investir em formação continuada. Não se esqueça de que, no fim das contas, você é seu maior patrimônio. Então concentre seus maiores esforços em se desenvolver e se aprimorar.

Que tal começar estabelecendo uma meta de qualificação ao mesmo tempo realista e desafiadora para cumprir? Você pode se comprometer a aprender um novo idioma ou a finalmente adquirir fluência em um que você já pratica há algum tempo. Quem sabe você não ingressa em um mestrado acadêmico ou até mesmo investe em outros cursos que possam trazer conhecimentos complementares para sua carreira?

Mantenha a motivação

Lutar pelo próprio crescimento profissional é uma missão a ser possivelmente concluída dentro de um determinado prazo. E não adianta ter pressa, pois pode ser que alguns resultados realmente demorem para aparecer. Então trate de se manter motivado! Para isso, tenha sempre em mente suas metas e tente não se esquecer de quaisquer pequenos avanços e conquistas. Esses incentivos o ajudarão a perceber seu progresso ao longo do tempo, dando força para seguir em frente.

Conte com ajuda

É sempre vantajoso receber uma mãozinha de quem enxerga a situação de fora, para que você enfim consiga perceber as diversas nuances e oportunidades por trás daquilo que vive. E quando se trata de planejamento pessoal, investir na ajuda especializada de um coach pode trazer resultados extremamente consistentes, além de rápidos. O processo de coaching fornece valiosas ferramentas para simplificar a definição de objetivos e prioridades, administrar seu próprio tempo e colocar em prática atitudes que poderão mudar os rumos da sua vida profissional.

Muitas vezes, bastam algumas mudanças de mentalidade e de comportamento para otimizar sua performance, permitindo assim que você alcance melhores resultados. E o que o coach faz é efetivamente mostrar os melhores caminhos para que você se aproxime cada vez mais dos seus sonhos.

Inspire-se no exemplo do empresário Jairo Koda, diretor e fundador da JKT Consultoria e Tecnologia, que percebeu o impacto positivo que um processo de planejamento pessoal poderia trazer à sua carreira, buscou ajuda especializada e, com o treinamento recebido, conseguiu alcançar excelentes resultados em seu negócio!

Como você viu, um planejamento pessoal bem estruturado pode facilitar seu crescimento profissional, transformando-o em uma pessoa melhor em todos os aspectos. Vale a pena refletir sobre o que é, nesse momento, realmente importante para você e quais são as possíveis maneiras de começar a construir a vida pessoa e profissional que você deseja para os próximos anos. Para não reclamar no futuro dos resultados que a vida trouxe a você, é melhor começar agora mesmo a traçar os rumos do seu crescimento profissional. Pronto então para o desafio?

Agora que tal aproveitar para conhecer os 6 maiores empreendedores brasileiros e entender como eles chegaram lá? Leia este nosso outro post sobre o assunto e dê o pontapé inicial em sua motivação!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo