Saiba como definir a cultura organizacional da sua empresa

Administrar uma empresa é um desafio constante para gestores e empresários, que precisam lidar com uma série de procedimentos para garantir o bom funcionamento do negócio. Para que o trabalho seja eficiente é necessário definir uma série de conceitos, padrões de trabalhos e objetivos que possam nortear as atividades diárias da companhia. Assim, desenvolver uma cultura organizacional é de grande importância para as empresas.

Apesar dessa necessidade, muitos empresários acabam por não desenvolver de maneira eficiente a sua cultura organizacional e, com isso, não criam diretrizes fundamentais para o desenvolvimento do negócio. As consequências dessa negligência são impactantes para a empresa, que perde eficiência, capacidade competitiva e fica para trás em comparação aos concorrentes que se preocupam em desenvolver diretrizes próprias.

Cultura organizacional não é um conjunto de regras escritas que podem ser adaptadas da mesma maneira em todas as empresas. Cada gestor precisa identificar e traçar o “modus operandi”, as metas, o modo de agir ou os objetivos de sua companhia, afinal, cada uma entende o mercado e a sua atividade à sua maneira. E é em cima dessa visão que será definida a cultura organizacional.Roblox HackBigo Live Beans HackYUGIOH DUEL LINKS HACKPokemon Duel HackRoblox HackPixel Gun 3d HackGrowtopia HackClash Royale Hackmy cafe recipes stories hackMobile Legends HackMobile Strike Hack

Neste artigo abordaremos um pouco mais sobre a cultura organizacional, as suas características e os benefícios da sua aplicação para as empresas. Quer conhecer um pouco mais? Então acompanhe nosso texto!

O que é cultura organizacional?

Cada empresa tem a sua própria personalidade, a sua maneira de entender o mercado e de agir. A essa característica única das corporações nós damos o nome de cultura organizacional. Quando os colaboradores inseridos dentro dessa instituição compreendem essa cultura, passam a trabalhar em uma grande sintonia que tende a favorecer positivamente o negócio.

De uma forma geral, cultura organizacional é um sistema de valores e crenças compartilhadas por um grupo de colaboradores e que direciona o modo como eles vão se comportar dentro da empresa e no desenvolvimento do seu trabalho. Por isso, a cultura organizacional se torna única e própria de cada instituição, pois as orientações fornecidas estão alinhadas com os objetivos e metas daquela corporação.

Apesar de ser um conceito complexo de definir, a cultura organizacional se torna bastante evidente naquelas empresas que a adotam – e facilmente identificável pelos colaboradores que a vivenciam.

Esse método de gestão contribui com o desenvolvimento de um trabalho unificado, organizado e alinhado com uma série de objetivos fundamentais para o desenvolvimento do negócio.

Quais as características da cultura organizacional?

O conceito de cultura organizacional é composto de sete características básicas. Cada empresa acaba por dar um valor determinado para essas características e o grau de influência que elas implicam em cada procedimento no negócio. É a combinação dessas características – e o peso de cada uma delas dentro da estratégia – que vai definir a cultura organizacional de uma organização. Cabe aos colaboradores avaliarem essas características e se ajustarem a elas.

Para entender um pouco mais sobre esse conceito de gestão é necessário conhecer as características principais. Então vamos a elas:

Inovação

Empresas que dão alto valor a este aspecto incentivam seus funcionários a inovar em suas funções e no desenvolvimento do negócio; já as que dão um valor baixo a essa característica orientam seus funcionários a executarem os seus trabalhos da forma como foram treinados, sem assumir muitos riscos.

Atenção aos detalhes

Precisão é a palavra-chave dessa característica. As companhias que colocam alto valor nesse item esperam que os colaboradores desenvolvam suas atividades com o máximo de precisão possível. Em comparação, as empresas que dão pouca atenção a esse item não são rígidas quanto a este padrão do trabalho.

Orientação para resultados

As empresas que valorizam o alcance dos resultados (vendas) pouco se preocupam com o desenvolvimento de seus processos de vendas. Enquanto isso, as organizações que não prezam muito esse fator acabam se preocupando com o contrário: o desenvolvimento dos processos para alcançar os resultados.

Foco nas pessoas

Existem empresas que levam em conta o impacto que as suas decisões afetam na vida de seus colaboradores, tratando-os com respeito e dignidade. Além disso, estimulam o crescimento de seus funcionários, seja profissional, educacional ou pessoal.

Orientação para equipes 

As instituições que dão atenção a esse item costumam considerar que o trabalho é melhor desenvolvido em equipe do que de maneira individual.

Agressividade

As empresas que voltam os olhos para essa característica esperam colaboradores mais assertivos, pois são bastante competitivas e buscam superar a concorrência a todo custo. As corporações que não se atentam a isso desenvolvem uma concorrência mais “branda”.

Estabilidade

As empresas que valorizam essa característica trabalham com um conjunto de regras pré-estabelecidas e tendem a ser burocráticas e previsíveis. Elas atuam com níveis consistentes de produção e têm bons resultados em mercados de baixa alteração.

Quais os benefícios da cultura organizacional?

Ao definir uma cultura organizacional para a sua empresa é possível estabelecer um ambiente de trabalho harmônico em que os colaboradores sabem onde trabalham, o que esperam daquela instituição, como devem se portar no escritório e onde podem chegar em seus ramos de atividade.

Essa é uma sintonia que favorece as relações de trabalho e favorecem o desenvolvimento do negócio – benefícios para a empresa e para os funcionários.

Como integrar os colaboradores à cultura organizacional?

Porém, se os colaboradores ao serem contratados não souberem da cultura organizacional e da forma de pensar da companhia, é bem provável que tenham um comportamento bastante diferente da equipe, o que pode prejudicar o andamento do trabalho.

É necessário criar mecanismos para informar e conscientizar esses novos colaboradores sobre a cultura organizacional, para que eles possam se alinhar com essa maneira de pensar e os objetivos da corporação.

Ao definir um modo de pensar, uma forma de se posicionar no mercado e diretrizes para o desenvolvimento do negócio, a empresa cria uma identidade que facilita a construção do trabalho e a forma como os colaboradores irão se portar no trabalho. É o desenvolvimento de uma sintonia no escritório.

Gostou deste artigo sobre o que é a cultura organizacional, suas características e suas vantagens para o desenvolvimento de um negócio? Então comente suas impressões sobre o artigo e compartilhe conosco suas experiências e expectativas com a cultura organizacional!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo